dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     27/04/2024            
 
 
    

A demanda crescente por fontes alternativas para geração de energia, associada às excelentes tecnologias para implantação, condução e manejo de florestas plantadas, tem potencializado a expansão da eucaliptocultura brasileira. A entomofauna associada aos plantios de eucalipto é vasta e inclui várias pragas. A presença desses insetos-praga é favorecida, sobretudo, pela formação de grandes maciços florestais estabelecidos com uma ou poucas espécies, e pela adoção de práticas silviculturais inadequadas.

Os grilos têm merecido atenção, face à ocorrência frequente e importância dos danos ocasionados em plantios novos de eucaliptos de diversas regiões do País. Registra-se a atual preocupação de algumas empresas do setor florestal com a incidência de danos associados a esses insetos, sobretudo em mudas de até 40 dias após o plantio.

Apesar da vasta literatura mundial sobre grilos, estudos que tratam da associação desses insetos a plantios de eucaliptos praticamente não existem. A Embrapa Florestas tem desenvolvido ações para compreender a relevância do problema e, se necessário, estabelecer estratégias de manejo integrado de pragas para o controle desses insetos na referida cultura.


Características do inseto

Os grilos são insetos que pertencem à ordem Orthoptera, família Gryllidae. Trata-se de um grupo de insetos extremamente polífago que se alimentam de uma grande diversidade de plantas e pequenos animais. São de hábitos noturnos, encontrados normalmente na superfície do solo. Durante o dia, ocultam-se sob detritos e galerias subterrâneas.

São insetos pouco estudados sobre a perspectiva de praga. A espécie comumente citada na cultura do eucalipto é Gryllus assimilis e sua ocorrência está relacionada principalmente a áreas de produção de mudas. Informações preliminares de um estudo sobre a ocorrência de grilos em plantios de eucalipto evidenciaram que os insetos adultos coletados até o momento pertencem ao gênero Gryllus L., e que possivelmente existem duas espécies distintas. Segundo especialista do grupo, esse gênero é extremamente problemático do ponto de vista taxonômico e, no momento, nenhuma espécie do Brasil pode ser atribuída a qualquer espécie já descrita. Há problemas de espécies crípticas ou muito pouco diferenciadas, problemas de material-tipo perdido, tipos com localidade imprecisa, descrições originais extremamente incompletas, entre outros.

Para se conhecer alguns aspectos da biologia desses insetos, realizou-se um estudo em laboratório, na Embrapa Florestas, e verificou-se que o ciclo de vida para Gryllus sp., coletado em plantios de eucalipto, foi relativamente longo, com uma duração de aproximadamente 117 dias para machos e 106 dias para fêmeas. O número médio diário e total de ovos por fêmeas foi de 28 e 1008 ovos, respectivamente, confirmando que os grilos são altamente prolíferos.


Danos

Acredita-se que os adultos sejam os responsáveis pelos maiores danos às mudas de eucalipto; considerando que nenhuma referência foi encontrada que possa atribuir às ninfas algum tipo de prejuízo.

Em geral, os grilos se alimentam de caules de mudas novas e tenras, podendo cortar as plantas de eucaliptos logo após o plantio.

Na Embrapa Florestas conduziu-se um teste, em laboratório, para caracterizar os danos desses insetos em mudas de eucalipto. Verificou-se nesse estudo que os primeiros sintomas de danos ocorreram um dia após a infestação das plantas com grilos e foram observados principalmente na região inferior das mudas, até uma altura máxima de dez centímetros. Os danos se caracterizaram por sinais de raspagens superficiais na casca do caule, observados inicialmente em um só ponto, estendendo-se no sentido longitudinal, atingindo comprimentos que variaram de 0,5 a seis centímetros. À medida em que se manteve a infestação, observou-se um aumento na intensidade dos sinais de mastigação superficial. Nesta ocasião, a manifestação do dano evoluiu para uma mastigação profunda, caracterizada pela destruição anelar do caule. Posteriormente, o dano atingiu sua expressão plena e definitiva, com o corte da planta, verificado a uma altura média de 1,5 centímetro do solo .

O potencial de dano de grilos em plantios comerciais de eucalipto ainda está sendo estimado, no entanto, em algumas empresas do setor florestal afirmam-se que as perdas são significativas, sobretudo em áreas de expansão implantadas na sucessão de pastagens ou cultivos agrícolas.


Alternativas de controle

Os plantios florestais de eucalipto constituem sistemas perenes com relativa estabilidade, favorecendo, desta forma, a implementação de estratégias de manejo integrado de pragas. As estratégias para conter as perdas associadas a insetos-praga devem ser elaboradas considerando uma perspectiva ecológica e de integração. Na elaboração dessas estratégias, há a necessidade de se propor medidas de controle que sejam alternativas ao uso de inseticidas químicos e de baixo risco ambiental.

O uso do controle químico para conter os danos de grilos em plantios de eucalipto é restritivo pelo impacto ambiental associado quando da aplicação de inseticidas em extensas áreas e, também, por prejudicar o processo de certificação florestal. Uma alternativa, neste caso, seria a aplicação de iscas tóxicas contendo inseticidas fosforados ou carbamatos, farelo de trigo, açúcar ou melaço e água. Trata-se de uma medida paliativa, considerando que a eficiência dessa isca é questionável, sobretudo em condições de alta umidade. É importante ressaltar que não existe nenhum produto químico registrado para o controle de grilo em eucaliptos.

A adoção do controle biológico visando minimizar os danos causados por grilos é uma estratégia pouco explorada. Estudos sobre alguns agentes de controle, entretanto, têm sido reportados na literatura, como, por exemplo, a larva da mosca Ormia ochracea (Bigot), parasitóide de adultos de Gryllus rubens Scudder; adultos da vespa Probaryconus dubius, predador de ovos de Teleogryllus commodus (Walker). Entre os agentes entomopatogênicos associados aos grilos, referências são feitas aos fungos Metarhizium anisopliae e Nosema locustae.

Na busca de métodos alternativos, acredita-se que o controle cultural, através do manejo de plantas invasoras na fase inicial de implantação da floresta, poderá minimizar os danos associados aos grilos. A manutenção das plantas invasora

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Luis Carlos Scapucin
27/07/2010 06:22:14
Plantamos 45 ha. de eucaliptos clonados e ap¾s 30 dias do plantio comeþamos a notar as les§es na parte baixa do caule das mudas, como descritos no artigo. A literatura e o responsßvel pelo plantio nos sugeriram que poderia ter os grilos como responsßveis das les§es. Foi feita uma pulverizaþao com fipronil+acefato. Muitas das plantas atacadas se perderam pois ficaram sem a devida sustentaþao.
Faz-se necessßrio estudos para dar melhor orientaþao nesses casos aos plantadores de florestas

Igor Quirrenbach
23/02/2011 08:57:39
Estou com ataque severo em E. saligna clonal. Os sintomas sÒo os descritos nesse artigo. A ßrea foi dessecada e agora que a pastagem secou, o ataque aumentou. Estimo em 25% as plantas cortadas e nÒo hß formigas na ßrea.
Vou tentar algum tipo de inseticida.
Como disse o amigo de cima, sÒo necessßrios mais estudos sobre o controle dessa praga.

LUIS FELIPE CAMPOS LIBORIO
27/04/2011 14:41:42
Na regiÒo de Rio Brilhante/MS , foi constatado exatamente este tipo de dano em uma ßrea de plantio de eucalipto com 45 dias .

Para comentar
esta matéria
clique aqui
3 comentários
Integração reduz impactos ambientais
Além de emitir menos gás carbônico, lavouras, pastos e florestas integrados minimizam problemas com erosão e degradação do solo
Inseticida combate broca-da-erva-mate sem agredir ambiente
Bovemax, que deve chegar ao mercado este ano, utiliza apenas um óleo vegetal e um fungo que causa doença ao inseto da cultura
Pimenta bode: cheiro forte, frutos uniformes e ideal para conserva
Embrapa Hortaliças vai lançar pimenta em junho, mas sementes só chegam ao mercado para os produtores no ano que vem
Ração de galinhas poedeiras proporciona maior lucratividade na venda de ovos
Diminuição do nível de fósforo reduz custos da mistura
Dica: bê-a-bá da balança rodoviária
O emprego destes equipamentos reduz os custos operacionais e proporcionam agilidade. Para garantir pesagens seguras, no entanto, é importante estar munido de algumas informações.
O uso de maturadores na cultura do café
Alternativa de produto tem o objetivo de, com sua aplicação foliar, promover maior uniformidade da maturação e também a antecipação da colheita de 15 a 20 dias.
Produção de Híbridos na Piscicultura
Tecnologias como a indução hormonal e reprodução artificial, tornam a produção de peixes híbridos uma prática relativamente simples
A pecuária e os gases de efeito estufa
A qualidade da dieta do animal tem forte influência sobre a emissão de metano e é essa uma das principais linhas de pesquisa visando mitigar a emissão de GEE
A maior oferta de carne bovina no mundo depende de nós
Os números recentes da pecuária comprovam que a atividade responde rapidamente aos investimentos
O descaso das autoridades ocasionou prejuízos aos produtores de feijão
O que os produtores desejam são regras claras. Se não há recursos para cumprir as promessas, não as façam. Não induzam a pesados prejuízos os sofridos produtores brasileiros
Nova cultivar de feijão rende de quatro a cinco mil quilos por hectare
Indicada para produtores de PR e SP, a IPR Tuiuiú deve chegar ao mercado em 2011
Embrapa investe em tecnologias sustentáveis para combater doenças na lavoura
A expectativa é que dentro de dois anos novos produtos não tóxicos estejam disponíveis
Fitorreguladores equilibram desenvolvimento vegetativo e reprodutivo da planta
Substância reguladora impede que algodoeiro cresça demais, reduzindo os custos de produção em 4%
Inseticidas usam bactérias para combater insetos nas plantações
Produto não agride o meio ambiente, é 100% eficaz e pode ser usado em diversos tipos de cultura

Conteúdos Relacionados à: Pragas
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada